A CPA (principal agente da primeira etapa da avaliação institucional) foi instituída na IES com o objetivo de promover melhoria no processo de ensino-aprendizagem, usando a avaliação como agente modificador, sem desconsiderar a sua missão, o seu propósito e suas metas que estabelecem preocupação constante com a formação integral do ser humano, com ênfase no exercício pleno da cidadania.
Com o objetivo de obter o reconhecimento de sua qualidade como instituição de ensino superior comprometida com sua missão e políticas institucionais, a IES recebeu diversas comissões de avaliação externas designadas pelo INEP, tanto para autorização como para reconhecimento de seus cursos, cumprindo assim as determinações legais da política educacional no que se refere ao ensino superior. Assegurou dessa forma, ao seu corpo discente a confiança na seriedade da Instituição na formação de profissionais qualificados ao exercício de suas funções e ao exercício pleno da cidadania. Em cada processo avaliativo, as observações apresentadas pelos avaliadores foram analisadas e quando julgadas procedentes mereceram por parte da Instituição a adoção de medidas saneadoras com objetivo de adequar-se às recomendações encaminhadas para atingir a qualidade de oferta de ensino superior planejada nos documentos institucionais, como o PDI, o que tem possibilitado uma maior consolidação da Instituição em torno de sua missão, finalidade e implementação de suas políticas institucionais.