Autorização Portaria nº 418 de 3/2/06 em 6/2/06 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
O curso de Direito prepara o aluno dando-lhe uma formação multidisciplinar de tal forma que, ao atingir o bacharelado, estará apto a exercer tanto a advocacia privada quanto atuar como profissional liberal, trabalhando em empresas ou escritórios, como também a trabalhar na área de consultoria ou, ainda, a entrar para a carreira jurídica pública como delegado de polícia, juiz de Direito, promotor público, advogado ou defensor público, entre outras. O curso também proporciona aos gestores públicos e privados uma enormidade de conhecimento que os qualifica a acrescer em currículo e conhecimento normativo voltado a uma gestão mais ampla e diferenciada. É um curso amplo, que exige bastante leitura, aquisição de cultura geral, exercício de memória, rapidez de raciocínio, elevado grau de associação, análise e coordenação de ideias, tudo voltado para a defesa do interesses coletivos e individuais. Outro diferencial do curso é seu Núcleo de prática jurídica com convênios com tribunais, ministério público, OAB e inúmeros órgãos públicos e privados, além do seu próprio escritório de assistência jurídica onde o acadêmico terá vários tipos de ambientes práticos jurídicos para prepará-lo para o mundo profissional.
As Atividades Principais
Para a formação completa, o curso de Direito da IES prepara o aluno, de modo interdisciplinar, para: elaborar, reformular e analisar contratos; preparar e apresentar peças do interesse de empresas, instituições públicas, entre outros; representar o cliente nas relações empregado/empregador, em questões trabalhistas e nas ligadas à Previdência; como delegado de polícia, entre outras atividades, preparar inquérito, chefiar os investigadores de polícia, fiscalizar os setores de armamento e de trânsito; como integrante do Ministério Público (promotor), promover ações penais, investigar, fiscalizar, apurar responsabilidades, promover ações na defesa do consumidor, do meio ambiente, e outras coisas mais; como integrante da Magistratura (juiz), decidir conflitos, aplicar a lei, assegurar a proteção de direitos individuais (liberdade, manifestação de pensamento, intimidade, propriedade etc.).
O Mercado de Trabalho
O bacharel em Direito possui um vasto campo de atividades, seja como autônomo, seja no serviço público, em empresas particulares ou instituições financeiras. Com a terceirização dos serviços, os especialistas em Direito ganharam importância e evidência por atuar na elaboração de contratos, formação e dissolução de sociedades, ações civis, penais, comerciais e trabalhistas. Também em consequência da instalação definitiva do Mercosul e do estreitamento das relações de comércio do Brasil com os países vizinhos, a área de Direito Internacional encontra-se em alta no mercado de trabalho. Por meio de concurso público, o bacharel em Direito pode ingressar na carreira de delegado de polícia, promotor ou juiz de Direito, além de outras áreas do serviço público.
As Práticas
Juizados Especiais;
Assistência jurídica;
Júri simulado;
Centro de estudos internacionais;
Núcleo de estudos da violência;
Curso de estágio profissional;
Ciclo de debates e cursos especiais;
Semana jurídica;
Iniciação científica;
Monitoria;
Bibliotecas integradas;
Atividades multiensino;
Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos Ppuacute;blicos;